Agosto, mês vocacional


O discernimento Vocacional


Ir. Gleison s.d.P.

     Deus, em seu amor infinito,  está sempre a chamar o Homem. E ao chamar-nos, Ele espera de nós uma resposta, que pode ser afirmativa - SIM - ou negativa - NÃO. É ao longo da vida que vamos aprendendo a escutar a "voz" de Deus que nos chama e discernindo para darmos a ele o nosso sim ou o nosso não.
    Diz um ditado: "Vocação acertada, futuro feliz!" Assim, se acertamos na escolha da nossa vocação, teremos uma vida feliz, realizados como pessoas vocacionadas ao serviço dos irmãos.  Bons meios para nos auxiliar na escolha vocacional são a leitura e meditação constante da Palavra de Deus, a vida de oração, a direção espiritual, bem como a participação assídua nas celebrações, o engajamento na comunidade e a orientação vocacional.
    Por isso a Igreja nos propõe um mês ao longo do ano para refletirmos e meditarmos sobre este tema, de fundamental importância para uma boa caminhada eclesial.O mês de agosto como vocacional foi indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – em 1981, na sua 19ª Assembleia Geral.
As comemorações vocacionais ocorrem da seguinte maneira:


1º DOMINGO: Vocação dos Presbíteros (Diáconos, Padres e Bispos) 


O sacerdote é o ungido de Deus que dedica toda a sua vida na condução do povo, ministrando os sacramentos e orientando o rebanho de Cristo;

2º DOMINGO: Vocação à Família (Dia dos Pais) 


O matrimônio é a vocação pela qual o homem e a mulher são chamados por Deus para se tornarem um só corpo e uma só carne e formarem uma família, gerando e educando os filhos;


3º DOMINGO: Vocação à Vida Religiosa/ Consagrados Seculares 


Os religiosos são aqueles que consagram toda a vida ao seguimento radical de Cristo, pobre, casto e obediente. Há diferentes formas de vida consagrada, desde os que testemunham a fé em comunidades, apostólicas, contemplativas e monásticas, até os que, pessoalmente, se inserem nas realidades profissionais e evangelizadoras, e aí vivem sua consagração e missão; 

4º DOMINGO: Vocação à vida Laical/ Catequistas


Os leigos são todos os batizados que vivem o projeto de Deus nos mais variados ambientes (família, trabalho, escola etc), assumindo ministérios e serviços na comunidade e na sociedade, onde dão ao mundo um autêntico testemunho de vida cristã.

5º DOMINGO (quando há): Vocação dos catequistas 



Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes educadores da fé na comunidade cristã, responsáveis diretos pela instrução do Povo de Deus. Toda a comunidade, entretanto, deve catequizar, seja ensinando, seja testemunhando, a começar pelos pais - os primeiros catequistas - em casa.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial