Seminário Pe. Giácomo Cusmano - 37 anos


Foto antiga do Seminário Padre Giácomo Cusmano
Construção da primeira ala do SPGC
    Além das obras de Evangelização e de apostolado paroquial, a Congregação dos Missionários Servos dos Pobres, desde o início de sua presença no Brasil, procurou por as bases para a construção de uma Casa de Formação ou Seminário, onde jovens seminaristas, seguindo o convite de Cristo, possam preparar-se ao sacerdócio e à vida religiosa, conforme o espírito do Fundador.
    Nos primeiros dias de março de 1974 teve início a vida de Seminário com um grupo de jovens, acolhidos inicialmente na pequena Casa Paroquial. Ao lado da Igreja de São José Trabalhador, a Associação dos Missionários Servos dos Pobres, ligada canonicamente à Congregação, e juridicamente reconhecida no Brasil em 27/08/1968, com recursos próprios, nos primeiros dias de janeiro de 1974 iniciava a construção do Seminário Pe. Giácomo Cusmano (SPGC), em terreno adquirido na antiga rua Martim Afonso, hoje Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi.
     Ao requerimento de autorização e reconhecimento oficial do Seminário, feitos aos 05/07/1974 pelo Superior no Brasil Pe. João Gulino ao Exmo. Arcebispo Dom Pedro Fedalto, assim S. Excia. Se dignava responder: “Como requer, com acentuada benção, confiante que a Congregação dos Missionários Servos dos Pobres possa preparar dignos e santos sacerdotes para a Igreja.”

Foto antiga da Paróquia São José Trabalhador
Missa de inauguração do SPGC na Paróquia São José
Trabalhador 05/10/1974
Felizmente ultimada a construção da primeira ala do Seminário, o Exmo. Arcebispo procedia à solene benção e inauguração dos novos locais. Data inesquecível esta nos Anais da vida religiosa de Curitiba e da Congregação. Na solene celebração de inauguração do seminário estavam presentes, além do Arcebispo de Curitiba, os Padres Armando Cavallo e Sérgio, do Seminário Menor Diocesano São José, os Padres Servos dos Pobres Arcangelo e João Graceffa e o Mons. J. B. Toffoli, então Vigário Geral de Marília.
Em 1975 deu-se início à construção do prospecto do Seminário (fachada da antiga Rua Martim Afonso) e da segunda ala.


Foto antiga do Seminário Padre Giácomo Cusmano
Prospecto do SPGC
    Atualmente, após 37 anos da sua construção, o seminário está passando por ampla reforma. Já foi trocado o telhado e agora está sendo pintado o prédio do seminário localizado à Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi. Muita coisa ainda precisa ser feita, inclusive a reforma e pintura do prédio localizado à Alameda Júlia da Costa.


Foto antiga do Seminário Padre Giácomo Cusmano
SPGC antes da reforma
Foto recente do Seminário Padre Giácomo Cusmano
SPGC durante as reformas
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial