Beato Giácomo Cusmano - 178 anos de seu nascimento...


Beato Giácomo Cusmano


    Ontem, dia 14/03, celebramos os 124 anos da morte do Beato Giácomo Cusmano e seu nascimento para a nova vida. Hoje celebramos os 178 anos do seu nascimento em Palermo - Sicília - Itália.
Ele era filho de Giácomo Cusmano e Madalena Patti, e foi batizado na tarde do dia seguinte na Paróquia de São Nicolau na Albergueria.
Ele foi o quarto de cinco filhos que o casal Cusmano tiveram, duas mulheres e três homens.
A primogênita Vincenzina foi a mais válida colaboradora nas obras de caridade do Servo de Deus, e a que melhor copiou em si as santas e heróicas virtudes do irmão.
A outra irmã, Giuseppina, casada com o Senhor Salvador Marocco, deu ao Pe. Giácomo três de suas filhas que vestiram o hábito de Servas dos Pobres. 
Também o irmão mais velho, Pedro, ofereceu três filhas, que, mortas com o hábito de Servas dos Pobres, deixaram grande saudade na obra do Bocado do Pobre. A mais velha destas, Irmã Madalena, foi entre as primeiras que recebeu o hábito religioso pelas mãos do Pe. Giácomo e substituiu a tia, Irmã Vincenzina, no cargo de Superiora Geral das Servas dos Pobres.
O irmão mais novo, Giuseppe, logo que foi criada a comunidade dos Servos dos Pobres, vestiu o hábito de irmão, tomando o nome de seu Santo irmão.
Esta foi a família na qual nasceu e viveu o nosso fundador! Hoje rogamos a ele para que ele possa interceder por nós, sua família espiritual, junto do Pai. 
Beato Giácomo Cusmano, rogai por nós!



Alguns membros da Família Cusmaniana de Curitiba
Alguns membros da Família Cusmaniana de Curitiba, na
Missa de ontem na Paróquia São José Trabalhador
Beato Giácomo Cusmano - Quadro e relíquia




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial