PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO, EM IGARAPÉ (MG): 25 ANOS À SERVIÇO DA FÉ


Igreja de Santo Antônio, década de 1960
Atualmente a Paróquia de SantoAntônio, localizada no município de Igarapé (MG), distante 40 km da Capital mineira (Belo Horizonte), está confiada à Congregação dos Missionários Servos dos Pobres. Esta paróquia está comemorando este ano 25 anos de existência, juntamente à festa de seu padroeiro, Santo Antônio (veja programação logo abaixo); e a sua história se confunde com a própria história do município...
Com base em documentos, podemos afirmar que por volta de 1830 já existia muita gente vivendo no local que seria mais tarde a atual cidade de Igarapé, cujo nome significa em tupi "caminho da canoa". Entretanto, antes de receber o nome “Igarapé”, aquela região era conhecida por dois outros nomes: Lagoa dos Pombos, porque aí havia uma lagoa onde os tropeiros descansavam e os pombos vinham catar os restos dos alimentos, que ali caíam; e Barreiro, devido à grande quantidade de barro próprio para cerâmica (tijolo, telha) que havia na região.
No final do século XIX e início do século XX Barreiro era constituído apenas por três fazendas: Fazenda Boa Vista, Fazenda Duarte e Fazenda Rego. Eram três fazendas reminiscentes de alguma antiga sesmaria, cujo resultado foi tão frustrado como de muitas outras capitanias no Brasil.
Em 1917, Alexandre Nunes decidiu construir por sua própria conta uma capelinha. E assim lentamente, o local foi se transformando. Alexandre Nunes não foi o fundador de Igarapé, apenas contribuiu para o progresso da cidade, erguendo uma capelinha devido a uma promessa feita a Santo Antônio. Como ninguém havia reconhecido nada de significante para o progresso antes de Alexandre Nunes, de tão importante, ele foi tido como fundador da Cidade.
Em 1925 foi construída a segunda capelinha, pois o número dos fiéis aumentava cada vez mais, e, como já não era suficiente para comportar as pessoas que aí residiam, o povo em geral colaborou com a construção da nova capela, oferecendo donativos ou serviços para que a obra tivesse prosseguimento normal e ficasse pronta dentro de pouco tempo. Assim, a construção da atual Matriz começou em 1941, no mesmo local da antiga capela, sendo concluída em 1947. O lugar foi crescendo e a população foi crescendo.
Paróquia de Santo Antônio,
década de 1990
Pelo decreto diocesano no 39, de 13 de junho de 1987, assinado pelo então Bispo Diocesano Dom José Costa Campos, a Igreja de Santo Antônio tornou se paróquia, a partir do desmembramento de um território da Paróquia de São Joaquim de Bicas.
Seu primeiro pároco foi o Pe. Carlos Roberto Marques, nomeado em 23 de setembro de 1987; o segundo pároco foi o Monsenhor Antônio Ordones Lemos; o terceiro foi o Pe. Geraldo Gabriel de Bessa.
No dia 14 de dezembro de 1993 chega à Paróquia o Pe. José Justino de Carvalho, da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres, tomando assim posse como o quarto pároco. Pela Paróquia de Santo Antônio já passaram diversos membros dos Missionários Servos dos Pobres, tais como o Pe. Mário Arriello s.d.P., o Pe. Hélio Meira Augusto s.d.P., o Pe. Amarildo Jorge Dellagranna s.d.P., o Pe. Carlos Donizete Marson s.d.P., o Ir. João Francisco da Silva s.d.P., o Ir. Nelson Dias do Amaral s.d.P., entre outros. A todos os que passaram pela paróquia expressamos a nossa grande alegria e gratidão.
Atualmente, lá trabalham o Pe. Francisco de Assis dos Anjos s.d.P., Pároco, e os Vigários Paroquiais Pe. Gilberto Antônio Boçon s.d.P. e Pe. Ricardo Ayala Velázquez s.d.P. A eles o nosso muito obrigado pela dedicação e serviço e os votos de um fecundo ministério apostólico a serviço de Cristo e da Igreja, animando a Paróquia de Santo Antônio com o carisma do Beato Padre Giácomo Cusmano.

Paróquia de Santo Antônio atualmente


01/06 - 13/06 - Festa de Santo Antônio e celebração dos 25 anos da Paróquia Santo Antônio, em Igarapé - MG


Programação de shows:


- Dia 01/06 (Sexta) - Banda Cheb



- Dia 02/06 (Sábado) - Paulinho Alabart



- Dia 03/06 (Domingo) - Danilo Reis e Rafael



- Dia 06/06 (Quarta) - Gustavo Henrique e Cristiano



- Dia 07/06 (Quinta) - Carreirinho da Viola



- Dia 08/06 (Sexta) - Patrick e Rafael



- Dia 09/06 (Sábado) - Stagio 55



- Dia 10/06 (Domingo) - Eros Biondini (Comemorando 25 anos de Paróquia)



- Dia 12/06 (Terça) - Karen Duarte
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Curtiu? Então Comente e Compartilhe!