Setembro - Mês da Bíblia e Vocações



No mês passado refletimos sobre as diversas vocações existentes no seio da Igreja. Vimos que vocacionados não são apenas os padres e as freiras, mas todo ser humano recebe um chamado de Deus. Agora, em setembro, a Igreja nos propõe uma reflexão mais especial sobre a Sagrada Escritura. E é justamente a Bíblia que nos revela o amor grandioso de Deus para com o ser humano; é Ela que nos apresenta o chamado do Povo de Israel, que é também o nosso. A Bíblia, além do chamado universal do Povo, nos apresenta também muitos e belos modelos de vocacionados com missões particulares. Vamos refletir sobre alguns:
- Gn 12, 1-9: Vocação de Abraão;
- Ex 3, 1-15: Vocação de Moisés;
- Jz 6, 11-24: Vocação de Gedeão;
- 1 Sm 3, 1-10: Vocação de Samuel;
- 1Sm 16, 1-13: Vocação de Davi;
- Is 6, 1-8: Vocação do Profeta Isaías;
- Jr 1, 4-10: Vocação do Profeta Jeremias;
- Mt 1, 18-24: Vocação de São José;
- Mt 4, 18-22: Vocação dos Apóstolos;
- Mt 19, 16-22: Vocação do jovem rico;
- Lc 1, 26-38: Vocação de Nossa Senhora;
- At 9, 1-30: Vocação de São Paulo;
Como pudemos perceber através destes textos, Deus é livre em suas escolhas: chama quem Ele quer. Muitas vezes os que são chamados não se julgam capazes, colocam empecilhos para aderir ao projeto divino; mas Deus os conforta dizendo: “Não deverás temê-los” (Jr 1,8); “Eu estarei contigo” (Ex 3, 12).
Que cada um de nós possamos responder à vocação que Deus nos confia, assim como fez o profeta: “Eis-me aqui; envia-me”(Is 6,8). Que sejamos bons vocacionados, seja como bons maridos ou boas esposas, seja como bons pais ou boas mães, seja como bons filhos ou boas filhas, seja como bons leigos ou boas leigas,seja como bons religiosos ou boas religiosas, seja como bons presbíteros. Que a Bíblia seja o farol a guiar nossos passos! Que o Espírito Santo nos fortifique para seguirmos fieis à nossa vocação, sem medo e vergonha de sermos testemunhas do Deus que é nosso Pai e que se fez nosso irmão em Cristo Jesus!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Curtiu? Então Comente e Compartilhe!