Mais um pouco de liturgia...



    Hoje iniciamos o Tempo do Advento. Um símbolo típico deste tempo litúrgico é a Coroa do Advento ou Grinalda do Advento, que é o primeiro anúncio do Natal; consiste em um círculo de folhagens verdes, cuja forma simboliza a eternidade e a cor representa a esperança e a vida e vem entrelaçada por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.
    No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada Domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva a oração; elas simbolizam as quatro manifestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histórico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

    No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos pôr a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.
    Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.
      Simbolismos esses que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se convertera rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.
     Que não esqueçamos o verdadeiro sentido do Natal e que possamos lembrar e celebrar o nascimento do Menino Jesus, que é o nosso grande presente! Que o Tempo do Advento nos sirva verdadeiramente de preparação para este grande mistério: a encarnação de Deus!




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Curtiu? Então Comente e Compartilhe!