Conexão Roma - Retiro espiritual


Conexão Roma - Servos dos Pobres no Brasil e na Itália

por: Ir. Douglas Marcelo Rubini s.d.P.

O retiro espiritual teve início com o almoço do dia primeiro de julho e terminou com o almoço do dia seis de julho, portanto uma semana de um profundo desejo de encontrarmos com o Senhor Jesus que fala em nossos corações. Aconteceu na pequenina e montanhosa cidade de San Martino delle Scale, próximo a Palermo, onde nós, Missionários Servos dos Pobres, possuímos uma casa voltada à espiritualidade, lugar arborizado e de muito silêncio, propício à oração e o encontro com Deus. 
Dom Calogero Cerami, docente de Patrologia junto a Faculdade Teológica São João Evangelista, em Palermo, guiou, como foi chamado, os exercícios espirituais. Estes consistiram na reflexão das Bem-aventuranças do evangelho de São Mateus (Mt 5, 3-12) visto na perspectiva dos Padres da Igreja. Cada encontro iniciava com a invocação do Espírito Santo, seguida de uma pequena oração dos Padres da Igreja, e também encerrava-se com um breve pensamento dos Padres. 
Foi uma experiência única e muito gratificante, dado que foi a primeira vez que fizemos uma reflexão sobre as Bem-aventuranças de forma profunda e vistas segundo os comentários dos Padres da Igreja. Cada encontro era reservado para uma única Bem-aventurançao que nos possibilitou um conhecimento profundo das mesmas. Após o jantar de sexta-feira, houve um momento de partilha a respeito de nossa própria experiência da bem-aventurançafoi um momento divertido e ao mesmo tempo de grande reflexão, uma vez que foi-nos dada a oportunidade de compartilhar os momentos felizes que vivenciamos durante a desenvoltura de nossa missão de Servos dos Pobres. Aliás, alguns compartilharam sobre missão que fizeram em terras estrangeiras, principalmente em terras africanas; outros, ainda, de como é possível viver momentos felizes mesmo tendo uma saúde frágil, pois a doação da própria vida em vista da salvação das almas é muito maior. 
O retiro concluiu-se com a santa Missa do sábado e após o almoço cada participante dirigiu-se para a sua comunidade com um espírito vivificado.          
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial