Padre Francisco Spoto: nosso mártir


Escute o Hino ao Beato Francisco Spoto enquanto lê um pouco sobre a sua vida:




O Padre   Francisco Spoto nasceu em Raffadali, na Sicília (Itália) em 8 de julho de 1924, filho de Vincenzo Spoto e Vincenza Marzullo.
Com a idade de 12 anos, respondendo ao chamado de Deus, entrou no Seminário dos Missionários Servos dos Pobres (os Padre Boconistas) de Palermo, para seguir a estrada da “Caridade sem limites” traçada pelo Beato Giácomo Cusmano. Quando jovem sentiu o forte desejo de partir para as missões, mas soube aceitar a vontade de Deus que tinha para ele outros desígnios.
Dotado de inteligência vivíssima, se empenhou apaixonadamente nos estudos que concluiu com ótimos resultados junto ao Seminário Arquidiocesano de Palermo. A 22 de julho de 1951, no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Palermo), foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Ernesto Ruffini.
Destinado pelos superiores ao ensino, desempenhou ao mesmo tempo o ministério sacerdotal com zelo. No Capítulo de 1959 foi eleito Superior Geral com apenas 35 anos, com a devida dispensa da Santa Sé.
Apenas cinco anos após a sua eleição, conferiu o crucifixo e abençoou os coirmãos que se dirigiam à África para abrir a primeira missão boconista. Padre Spoto acompanhou o nascimento, o desenvolvimento e o consolidamento da missão de Palermo. Entretanto, em agosto de 1964 se dirigiu pessoalmente a Biringi (República Democrática do Congo) para encontrar, confortar e sustentar os coirmãos provados pelos terríveis eventos da revolução dos Simba.
Podendo escolher entre o retorno à Itália e a permanência na missão, não hesitou nem mesmo por um momento e quis permanecer na “catacumba verde” para condividir a paixão dos coirmãos. Na aldeia de Erira completou o seu sacrifício a 27 de dezembro de 1964, com apenas 40 anos, em decorrência dos golpes e maus tratos infligidos pelos guerrilheiros.

Sepultado em Biringi, os seus veneráveis restos mortais foram transferidos para Palermo em 1987, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial