VIDA CONSAGRADA -  Votos Perpétuos

           É o estado de vida que se caracteriza por uma radicalidade assumida por alguns dos Cristãos, que têm a partir de então, a função de mostrar para a Igreja e para o mundo qual a Profundidade do amor de Deus (cf. Ef 3,18), bem como todas as implicações deste seguimento radical de Jesus Cristo, pela Profissão dos Conselhos Evangélicos.        
A vocação à vida consagrada é um chamado a uma relação única com Cristo, que vem da imitação dEle da maneira mais radical.

A vocação à vida consagrada é um dom especial recebido de Deus dentro de um carisma do seguimento de Cristo casto, pobre e obediente. A pessoa consagrada é uma pessoa nomeada para uma maneira especial de seguir a Cristo e dar-lhe um coração verdadeiramente indiviso (cf. 1 Cor 7, 34). É alguém que, deixando tudo para estar com Cristo e segui-Lo mais de perto, como consequência dá-se de si mesmo para o próximo.
É nesse espírito de doação de amor a Deus e ao próximo que o Irmão Marcio Correa, da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres se consagrou a Deus por inteiro fazendo os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Se dispondo a dar continuidade a missão do seu santo fundador, o Beato Giácomo Cusmano. “Com o carisma operoso, alegre e dinâmico, veem na pessoa do pobre a imagem de Cristo sofredor trabalhando pela promoção de sua dignidade humana e cristã.”
Contudo, Fiel e alegre a resposta a tal dom exige a decidida busca da santidade. Além disso, requer sabedoria, disciplina e vigilância constante para permanecer em uma amizade mais cordial com Deus.  A vida consagrada e os conselhos evangélicos são um sinal claro da festa eterna da alegria que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Os votos perpétuos é um período marcante na vida de um religioso, pois confirma para sempre o querer e a vontade de consagrar a vida para Deus, para Igreja e para os irmãos e irmãs. Quem teve o privilégio de participar da celebração percebeu a profundidade e a beleza que Deus faz na vida daqueles que se entregam ao seu amor.
Contudo, Irmão Marcio, agora consagrado perpetuamente a vida religiosa na congregação dos Missionários Servos dos Pobres, buscará no seu dia-a-dia, a vivência do itinerário espiritual, espelhado no seu santo fundador, o Beato Giácomo Cusmano, de olhar para Cristo como modelo de santidade respondendo a sua vocação de batizado e de consagrado a vida religiosa.
Por fim, rezemos pela perseverança de nosso religioso, e das demais vocações. E para que suscite no coração de nossos jovens o chamado a se consagrar a Deus através da vida religiosa e sacerdotal. 
                            Ir. Genival dos Santos Araújo
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Curtiu? Então Comente e Compartilhe!